terça-feira, 19 de julho de 2011

WorkChopps do SL-RJ


Terça-feira, 19 de julho de 2011, no avião a caminho de João Pessoa para participar do V ENSOL.

A semana começou muito frenética e somente agora consegui ter um tempinho para escrever sobre o WorkChopp, já que no avião não tem acesso a internet. :D.

O evento, batizado de WorkChopp foi idealizado pelo membro da Comunidade SL-RJ, Carlos Eduardo Mattos, conhecido por Cadunico. Isso causou um furor na Comunidade e o nosso primeiro encontro ocorreu no dia em 20/05/2011, sexta-feira. O tema para este encontro foi a Reformulação do site SL-RJ, apresentado pelo Rodrigo Carvalho. Lá estavam várias pessoas, que temos por costume falar pelo mundo virtual. Esse momento foi mágico, pois quando estávamos ao vivo e a cores, as ideias surgiram e é claramente possível ver como temos muitas, muitas ideias geniais. É possível ver em cada um a vontade de disseminar o software livre pelo mundo afora.

Agora, temos de buscar um PATROCINADOR para que possamos reformular o site SL-RJ.


Depois desse primeiro encontro, partimos para o segundo, que aconteceu no dia 15/07/2011, sexta-feira.

Começamos com o pé esquerdo, pois o local onde escolhemos nos reunir, parecia ser o ideal, porém, ao chegarmos lá, estava rolando um mega pagode. Não conseguíamos escutar ninguém, se não fosse por berro :D. Foi muito engraçado. Falei com o Rodrigo e Cálcio que teríamos de mudar de local, então, já conhecendo a região, fui em direção a um barzinho bem próximo, onde é possível conversar e ver se tinha espaço para nos acomodar. O melhor disso tudo é que tinha espaço e conseguimos conversar :).

Como de praxe, não podia ser diferente, tivemos mais pessoas no encontro e o bacana que foram rostinhos diferentes, o que é muito legal, pois é a Comunidade SL-RJ mostrando a cara. O tema levado para esse encontro foi a apresentação a ser feita no Installfest do dia 23/07/2011, conduzido pelo Cálcio. O Diogo Leal estava muito inspirado e deu muita ideias legais, além do Olivier Hallot, Rodrigo Carvalho, Juju, Carol, Jorge Nunes, Carlos, Viviane, Oscar Marques e Eliane Domingos, muitos pitacos foram dados na apresentação, que por um lado é muito bom, pois as pessoas estavam prestando atenção e participando de como melhorar.

É fascinante estar com as pessoas ao vivo, ouvir a voz e ver os movimentos, podemos imaginar a pessoa cada vez que ela escreve nas listas. Não basta ter uma foto da pessoa para conhecê-la, é preciso convívio. E isso que a Comunidade de Software Livre do Rio de Janeiro está tendo, CONVÍVIO.

Vejo nessa comunidade uma união incondicional, que vai muito além de uma lista comunitária em prol de divulgar o software livre, é amizade. Ajudamos uns aos outros como uma verdadeira família. Não pensem que não discutimos, não nos chateamos, claro que sim, mas o bom é que conversamos quando chega um e-mail de conteúdo torto. Temos diálogo e não levamos as discordâncias para o lado pessoal, esclarecemos tudo na hora para não ter desarmonia.

Acho que é um pouco disso que falta em algumas comunidades, o convívio, pois é nesse contato que vejo possível termos uma comunidade unida.

A Comunidade SL-RJ está de parabéns por estar nesse caminho. Estou feliz por fazer parte dela.


Um beijão

Eliane Domingos de Sousa
Membro da Comunidade de Software Livre Rio de Janeiro – SL-RJ
Membro da Comunidade LibreOffice Brasil

2 comentários:

  1. Já pensaram em crowdfunding como meio de levantar a grana para reformular o site?

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabio. Não pensamos. Quer nos ajudar? Um abraço.

    ResponderExcluir