quarta-feira, 25 de abril de 2012

Receita Federal do Brasil dá show de exemplo no uso do ODF

No dia 24/04/2012, navegando pelo site da Receita Federal do Brasil tive a oportunidade de ler que a RFB adota o uso do padrão aberto de documentos ODF (Open Document format) e de forma muito clara, orienta os seus contribuintes para usar o formato ODF.

É preciso reconhecer, a Receita Federal do Brasil dá um show de exemplo, incentivando o uso  do padrão aberto de documentos, além de incentivar o uso da suíte de escritório livre que mais cresce no mundo, o LibreOffice

É preciso reconhecer que a Receita Federal do Brasil está seguindo a norma ABNT NBR ISO/IEC 26300:2008, dando um exemplo de sabedoria e evolução tecnológica.

É preciso reconhecer que a Receita Federal do Brasil dá um exemplo dos direitos humanos, dá acesso à informação. 


Nós, defensores das plataformas livres sempre criticamos as decisões tomadas por uso de plataformas proprietárias, sabendo que existem plataformas livres como uma solução viável, mas também sabemos a hora de reconhecer e elogiar as iniciativas de adoção de padrões abertos por parte do Governo.

É preciso espalhar de forma viral essa iniciativa, então convido a todos que me seguem a não ficar somente no (+1, curtir, favoritos). Vamos compartilhar a informação!!!!!

A você Receita Federal do Brasil, os meus sinceros aplausos e agradecimentos por mostrar que não existe barreira e nem obstáculos para a implementação de plataformas abertas, existe solução. A equipe responsável por essa implementação está de parabéns!!!!  Que muitos inspirem-se no exemplo de vocês.


Parabéns!!!!

Atenciosamente,

Eliane Domingos de Sousa
Membro da Comunidade Software Livre do Rio de Janeiro
Membro da Comunidade LibreOffice

Um comentário:

  1. Agora só nos falta, que se livrarem do vício de uso, dos padrões PDF (Portable Document Format) [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Portable_document_format ], e também que abandonem a plataforma Java para algo melhor e realmente aberto e livre, e isso de uma vez por todas!
    Ai sim, vamos ficar um ponto a mais da liberdade do Software Livre que queremos!

    ResponderExcluir